PISCINAS

São tantas as opções!!!

Tomada a decisão de ter uma piscina em casa, é comum que surjam algumas dúvidas, entre as principais está “qual material escolher”?

Atualmente no mercado as opções mais conhecidas e comercializadas são as de concreto, vinil e fibra.

Mas como saber qual escolher? Qual delas traz a melhor relação custo x benefício para minha casa?

Agora você vai conhecer melhor as vantagens de cada uma delas.

Piscina de Fibra

Amplamente comercializada, as vantagens das piscinas de fibra, entre elas estão: durabilidade, facilidade de instalação, manutenção, limpeza e muitas outras, veja:

– Instalação: são mais rápidas e bem fáceis de serem instaladas do que as outras. Por serem pré-fabricadas, basta encaixá-las no terreno previamente preparado para isso. O acabamento pode ser feito com uma base em cimento ou um deck de madeira. A escolha pode acompanhar o estilo de decoração da sua casa, mais rústico ou mais elegante.

– Modelos: as piscinas de fibra já vêm prontas, com vários modelos à sua escolha. Uma delas vai se encaixar direitinho na sua área de lazer. Existem linhas maiores para quem gosta de praticar esportes, por exemplo, e linhas desenvolvidas especialmente para crianças, um pouco menores e mais rasas. O interessante das piscinas de fibra é que existem modelos para todos os gostos e necessidades.

– Segurança: como as bordas são arredondadas e não possuem quinas nem rachaduras, elas são muito seguras e duráveis. Alguns modelos também contam com degraus e ambientes como “praia” e “spa”, nos quais você pode ir entrando na água aos poucos.

– Limpeza: as piscinas de fibra são as mais fáceis de higienizar e os produtos para sua limpeza mais baratos. Por serem 100% lisas, não acumulam sujeira e dificultam o aparecimento de fungos, bactérias ou algas. Entretanto, como todas as outras piscinas, elas precisam de manutenção periódica. 

Piscinas de Vinil

Encontrada em várias estampas, esse tipo de piscina precisa de pouco tempo para ser instalada. Com os devidos cuidados e manutenção ela dura muitos anos.
Com base em alvenaria e revestida por um filme de PVC com espessura que varia de 0,6 mm a 0,8 mm, a piscina de vinil – assim como a de concreto – também pode ser feita no formato e tamanho desejado. Por outro lado, esse tipo de revestimento está sujeito a cortes acidentais, causados por objetos pontiagudos. Se isso ocorrer, os especialistas garantem que o reparo é bastante simples e pode ser feito mesmo debaixo d’água. Com os devidos cuidados e manutenção ela dura até 10 anos.

Vantagens da piscina de vinil:
– Total liberdade nos tamanhos, formatos e profundidade da sua piscina, já que a versatilidade da piscina de vinil e a construção da estrutura em alvenaria acompanham curvas e ângulos dos projetos mais ousados.
– Bom gosto do acabamento expresso em uma variedade de estampas de vinil que acompanham as últimas tendências; Ágil construção e instalação da piscina o que economiza tempo e mão de obra.
– Resistente a vazamentos admitindo eventuais acomodações do solo ou estrutura, com o decorrer do tempo as piscinas de concreto costumam apresentar vazamentos decorrentes de problemas de adensamento do terreno ou movimentos (de dilatação e retração) do concreto. A Piscina de Vinil só oferece vazamentos se houver mau uso.
– Fácil manutenção pois o bolsão de vinil não tem rejunte, é uma peça única confeccionada com solda eletrônica, proporcionando melhor acabamento e facilidade na limpeza.
– Devido às características do próprio vinil sua piscina fica naturalmente mais quentinha.

Piscinas de Alvenaria

Piscinas de concreto armado têm vida longa. Elas possuem uma estrutura de ferro (malha de ferragem estrutural) e o fundo é concretado. Se a impermeabilização das paredes for mal feita, podem surgir problemas de vazamento e trincas. As piscinas com esse tipo de material chegam a custar até três vezes mais que os outros e levam mais tempo para ser construídos. Mas, em compensação, podem ter a forma e o tamanho desejados. Quando bem feita, a piscina de concreto dura por tempo indeterminado sem apresentar nenhum problema. Mas, se não for construída adequadamente, os reparos são mais caros e complicados.
Seu prazo médio de instalação é de, no mínimo, 45 dias.

10001432_690340447672049_6563567_n 

 

Na hora da construção da piscina…

As de fibra de vidro ou de vinil saem mais em conta do que as de concreto, porém os modelos de fibra levam vantagem no tempo de instalação. As de concreto e vinil são mais versáteis, pois não tem limitações de formato ou tamanho. A escolha, entretanto, depende de cada situação. Qualquer um dos tipos, desde que sejam tomados cuidados freqüentes de manutenção, podem durar por tempo indeterminado.
Fique atento para que a piscina seja construída em um local de boa insolação.